Uma estrutura com placas de sinalização caiu sobre a pista na BR-101, em São José, por volta das 20h30 de sexta-feira, 1º de fevereiro. O acidente aconteceu no km 206 da rodovia. As pistas ficaram interditadas até as 22h, quando uma faixa em cada sentido foi liberada.
Três veículos foram atingidos na queda e duas pessoas que estavam em um dos carros, um Ford Ka, ficaram feridas. Elas ficaram presas nas ferragens e tiveram que ser retiradas pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo a concessionária que administra a rodovia, uma terceira pessoa também ficou ferida na ocorrência. Duas das vítimas tiveram ferimentos leves e outra foi atendida com lesões moderadas. Elas foram encaminhadas ao Hospital Regional de São José.
O carro da funcionária pública Taísa Carminati foi atingido pela placa. Ela conta que o trânsito estava lento no momento, e havia muita chuva e vento. Ela sofreu apenas arranhões por conta dos estilhaços de vidro.
– Eu estava bem devagar, porque tinha começado a chuva, ventania. O trânsito muito devagar. Eu só ouvi um barulho e uma coisa caindo no meu carro – contou Taísa.
Como o semipórtico se estendia pelas duas pistas, o trecho foi interditado nos dois sentidos para a remoção da estrutura. A chuva era intensa quando a estrutura cedeu, mas a causa da queda também não foi confirmada.
A tempestade que começou a cair por volta das 20h desta sexta na Grande Florianópolis derrubou árvores e alagou ruas. Também na BR-101, uma piscina de fibra exposta em uma loja voou com o vento e foi parar no meio da pista.
Em São José, uma unidade de saúde no bairro Procasa foi destelhada e acabou inundando, segundo a prefeitura. O prédio da administração municipal também foi danificado por causa do vendaval. O quarto andar do edifício acabou alagando. No bairro Kobrasol, houve um registro de queda de árvore.
Agentes da Guarda Municipal e da Defesa Civil estão auxiliando os moradores e os funcionários das repartições atingidas.
Em toda a Grande Florianópolis, mais de 160 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica. No Estado todo, o número chegou a 200 mil.
Em Florianópolis, a Avenida do Antão, no Morro da Cruz, ficou fechada por causa da queda de uma árvore. Os Bombeiros trabalharam nesta e em outras ocorrências de vias obstruídas. A prefeitura informou que não tem registro de alagamentos pela cidade.
Em Palhoça, ruas do bairro Passa Vinte ficaram alagadas.
Na Serra Catarinense, a chuva começou no durante a tarde. Em Urussanga, o Corpo de Bombeiros atendeu ocorrências de alagamento e enxurradas.
Em Joinville, a Defesa Civil contabilizou estragos no bairro Jardim Paraíso. Foram registrados quedas de árvores e destelhamentos em varias residências. Os agentes distribuíram lonas à população.

Foto: Pedro Rockenbach
Fonte: nsc | Foto: Lisandra Nienkotter