Moradores terão que sair de casa durante desassoreamento de ribeirão em Blumenau
Publicado em 01/02/2019 14:19
Médio Vale

A Defesa Civil de Blumenau vai notificar os moradores para que deixem temporariamente as casas, que ficam às margens do ribeirão Salto do Norte, no bairro Itoupavazinha. A orientação é que a saída aconteça durante os serviços de desassoreamento e limpeza, que vão do início da manhã até o fim da tarde. Os trabalhos começaram na última quarta-feira, dia 30, e devem devem ser finalizados em 30 dias.

 

De acordo com a Defesa Civil, por questão de segurança, quando as equipes de trabalho estiverem próximas, os moradores não devem estar nas casas, até que o desassoreamento nas proximidades das residências esteja concluído.

 

Uma grande parte dos moradores já foi notificada, estamos identificando outras casas próximas ao ribeirão. Há risco de quando as máquinas se aproximarem de ocorrer uma movimentação de solo, pois o terreno é argiloso. Algo muito parecido com o que aconteceu com a casa na Rua Deonísio Chequeti, que teve a estrutura afetada – diz o secretário de Defesa do Cidadão de Blumenau, Carlos Olímpio Menestrina.

 

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) está fazendo em paralelo o levantamento técnico de toda a Área de Preservação Permanente (APP) ao longo da bacia hidrográfica do ribeirão Salto do Norte. Os dados vão nortear as ações do poder público sobre as construções irregulares nesta região.

 

​Com relação à residência afetada na Itoupavazinha, Menestrina informa que o morador foi notificado sobre a necessidade de desmonte da estrutura, devido à situação de risco da casa, que está sobre uma área de preservação e margem de proteção de recurso hídrico, segundo a prefeitura de Blumenau.

 

O morador foi abrigado na casa da irmã que fica ao lado. A Procuradoria-Geral do Município ficou responsável por procurar medidas legais para prestar auxílio ao morador, se for o caso também o ressarcimento pelo dano – explica o secretário de Defesa do Cidadão de Blumenau.

 


Foto: Defesa Civil

 

Menestrina completa que se no decorrer dos trabalhos alguma interferência for identificada nas demais residências, será avaliado o risco e necessidade de saída do local. Se não oferecer segurança para o retorno dos moradores, eles serão encaminhados para a assistência social do município, mas cada caso será avaliado separadamente.

 

Desassoreamento do ribeirão Salto do Norte

 

A empresa responsável pelos trabalhos de desassoreamento e limpeza do ribeirão conseguiu fazer a retirada da máquina que estava atolada. Com isso, a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) fará ao longo desta sexta-feira os estudos de solo em outros trechos do ribeirão para definir o local onde as ações serão retomadas.

 

 

Fonte: nsc | Foto: Faema

Comentários
Comentário enviado com sucesso!