Chuva e vendaval causam transtornos no Vale do Itajaí na noite de quinta-feira
Publicado em 21/12/2018 08:50
Médio Vale

A noite desta quinta-feira, 20 de dezembro, começou como tem sido recorrente nos últimos dias. Com temporal. Só que dessa vez o escuro do céu começou a preocupar mais cedo em virtude da previsão de ventos fortes.

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta por volta das 21h40, para a possibilidade de a situação persistir no decorrer da madrugada.

Segundo a Defesa Civil de Blumenau, o temporal era previsto para começar mais cedo do que foi, por volta das 20h10min.

Os ventos podiam chegar a até 60km/h, por isso os destelhamentos e quedas de árvores eram o que mais preocupa. Até as 20h20, já haviam pelo menos duas ocorrências de queda de galhos e árvores.

Uma árvore caiu na pista na Rua Divinópolis e outra em uma residência na Rua Alfonso Reiter.

Segundo a Celesc, às 22h59, mais de 3 mil unidades consumidoras ficaram sem luz, sendo 1,4 mil no Testo Salto e Vila Itoupava. A região Norte de Blumenau foi a que registrou o maior volume de chuva, conforme dados do AlertaBlu.

As estações pluviométricas nos bairros marcavam: Vila Itoupava (25,8 milímetros por hora), Itoupavazinha (12 mm/h) e Itoupava Central (10,4 mm/h), conforme a leitura das 20h15min.

Outras cidades

Até as 23h, ao menos 29,9 mil unidades consumidores estavam sem energia elétrica nas cidades atendidas pela subestação regional da Celesc de Blumenau.

Os municípios de Gaspar (10,8 mil unidades), Pomerode (6 mil) e Luiz Alves (4,6 mil) foram os que mais sofreram com a interrupção do abastecimento.

Em Gaspar, a BR-470 chegou a parar por alguns instantes. A Polícia Rodoviária Federal não tem registro de interrupção em nenhum ponto, mas reforça o pedido de atenção aos motoristas.

A Defesa Civil da cidade registrou até as 21h um destelhamento parcial no bairro Santa Terezinha e um deslizamento de pequena proporção na Rua Frei Solano.

Em Timbó, o Corpo de Bombeiros trabalhou em ao menos duas ocorrências de queda de árvore. Uma delas é na Rua Marechal Floriano Peixoto, onde equipes trabalham para fazer a remoção e liberar a via. A segunda caiu em cima de um carro, na Rua Getúlio Vargas.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.

Fonte: nsc | Foto: Talita Catie
Comentários