Alagamento, deslizamentos de terra e rajadas de vento voltaram a atingir municípios do Médio Vale após novos registros de temporal registrados no sábado, 15 de dezembro. Foi o quarto dia consecutivo de chuva intensa e ventos fortes na região.
Em Timbó, uma pancada de chuva deixou pelo menos quatro bairros com pontos de alagamento. Um deles foi o bairro Imigrantes, do qual o diretor comercial André Hahnebach é morador. Apesar de o alagamento não ter atingido sua residência, ele conta que é comum haver registro de alagamento no bairro.
— Foi uma enxurrada muito forte que atingiu algumas casas. A chuva veio, alagou e depois parou, mas é comum alagar aqui — relata.
O morador conta que também houve situação de inundação nos bairros Quintino, das Nações e das Capitais.
Já em Rio dos Cedros, fortes rajadas de ventos atingiram o município durante a tarde. Na região do Alto Palmeiras, árvores e postes foram arrastadas e foram parar sobre as vias.
O bombeiro comunitário Daniel Ricardo Reinert é morador de Timbó, mas tem familiares que residem na localidade de Rio dos Cedros. Ele conta que a região ficou sem energia elétrica após a queda dos postes.
— Deu um vento muito forte. Eles [os familiares] falaram que durou pouco, cerca de 10 minutos, mas foi o suficiente. Também houve pancada de chuva de granizo — conta.
Em alerta
Os moradores da região devem iniciar a semana atentos com a possibilidade de novas tempestades que devem atingir os municípios. A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para o risco de temporais localizados na região, sobretudo no final da tarde, nesta segunda (17), terça (18) e quarta-feira (19). A chuva deve estar presente no período da noite.
As temperaturas permanecem altas, acima dos 30°C, com sensação de ar abafado. Nestes dias, os ventos devem variar de fraco a moderado, com rajadas a partir da tarde acompanhando as pancadas de chuva.

Fonte: nsc | Foto: Portal Misturebas