Os R$ 80 milhões que serão liberados pelo presidente Michel Temer (MDB) para o Aeroporto de Navegantes já têm destino certo: a ampliação do terminal de passageiros, que vai mais do que dobrar de tamanho. Passará dos atuais 5,2 mil metros quadrados para 13,7 mil.
O pré-projeto está pronto para ser licitado, mas o edital aguarda a confirmação do recurso.
Em reunião na Associação Empresarial de Itajaí (ACII), a superintendente da Infraero em Navegantes, Andrea Nandi, disse que o projeto ainda não é definitivo, e pode ser alterado pela empresa que vencer a licitação. Mas tem pré-requisitos mínimos a serem cumpridos.
A verba foi informada pelo presidente em reunião com os ministros, na semana passada, sobre obras prioritárias.
O Aeroporto de Navegantes não entrou na lista das 20 empreitadas do programa “Chave de Ouro”, que vai encerrar o governo _ mas o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, informou que a liberação será comunicada ao governador Eduardo Pinho Moreira (MDB).
De acordo com a proposta, a sala de embarque, por exemplo, triplica de tamanho. O aeroporto também ganha uma sala de embarque internacional, que hoje é adaptada por falta de espaço.
A área de lojas e restaurantes, que garante faturamento à Infraero, também aumenta de 855 para 1,3 mil metros quadrados.
A superintendente informou que já prepara o canteiro de obras, para que a empreitada possa começar o mais rápido possível.
Os prazos de licitação e conclusão de projeto não permitem que a obra inicie ainda este ano, mas a previsão de retorno para a empresa pública justifica a pressa: o aeroporto, que já tem R$ 11 milhões de superávit, deve ter a receita dobrada com o novo terminal de passageiros.
Fonte: NSC | Foto: Marco Favero