No último sábado, dia 20 de outubro, as Unidades de Saúde de Timbó ficaram lotadas para o Dia D de vacinação contra a Febre Amarela.
Ao todo, 1337 pessoas receberam a imunização contra a doença, e mais 454 timboenses aproveitaram o dia para receber doses de outras vacinas e atualizar sua caderneta de vacinação.
O número superou as expectativas da Secretaria de Saúde de Timbó, que repetirá a ação no próximo sábado, dia 27, nas Unidades de Saúde dos Bairros Padre Martinho Stein e Imigrantes.
O horário de atendimento será das 08h às 17h, sem fechar para o almoço, e moradores de todos os bairros da cidade poderão participar.
"A procura da comunidade foi muito grande durante o Dia D em todas as Unidades do município, cumprindo o objetivo inicial de beneficiar os timboenses com horários alternativos para a vacinação", explicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Timbó, Sabrina Grassi.
De acordo com ela, a Unidade de Saúde do Bairro Pomeranos foi a que registrou maior movimento, principalmente dos moradores da área rural da região da Mulde.
A vacinação contra a Febre Amarela continua em todas as Unidades de Saúde de Timbó e é indicada para pessoas entre 09 meses a menores de 60 anos, principalmente moradores da zona rural e de áreas próximas a mata, por estarem mais expostas à doença.
A vacina não é indicada para gestantes, mães lactantes e crianças menores de seis meses de idade, enquanto portadores de doenças crônicas e maiores de 60 anos devem consultar a equipe médica antes de receber a dose. É imprescindível a apresentação da Caderneta de Vacinação.
"Vale ressaltar a importância da vacina para proteger toda a população. A febre amarela é uma doença grave, sem tratamento específico, e que pode ser evitada através de um gesto tão simples quanto a vacinação", destacou a enfermeira.

Fonte: Prefeitura de Timbó/Daiane de Souza | Foto: Divulgação