Método Lean deve ser implantado em seis meses
O Hospital Municipal São José e o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt foram escolhidos pelo Ministério da Saúde para integrar o grupo de 20 hospitais de vários estados brasileiros que receberão nos próximos meses o Projeto Lean nas emergências.
Ele é baseado em uma metodologia japonesa que chegou ao ocidente após a Segunda Guerra Mundial e foi utilizada em praticamente todos os setores produtivos.
A partir da década de 90 foi adaptado para utilização na área da Saúde com impactos positivos.
A inclusão do Hospital São José é resultado de um trabalho iniciado em setembro de 2018, durante participação em seminário sobre experiências exitosas promovido pelo Hospital Sírio-Libanês, quando foram abertas inscrições de novos hospitais para a próxima fase.
Feita a inscrição, Joinville foi comunicada neste mês que participará de uma videoconferência com equipe do Sírio-Libanês para receber as primeiras orientações e repassar informações sobre o dia a dia da emergência e as formas de classificação de risco.
Nesta semana, dois representantes do Sírio-Libanês estarão em Joinville para analisar os procedimentos in loco.
Douglas Calheiros, diretor do Hospital São José, destaca que em seis meses o método deve estar plenamente implantado.
“Estamos recebendo essa consultoria sem nenhum custo financeiro para o Município de Joinville, organizando e estruturando de forma moderna e racional o nosso setor de emergência, que em qualquer hospital é o ponto mais crítico”.
Fonte: Noticenter | Foto: Divulgação