Na noite desta quarta-feira, 26 de setembro, a comunidade do bairro Mulde comemorou grandes conquistas.
A Prefeitura de Indaial promoveu a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde "Adriana Juceli Cattoni" e a assinatura da ordem de serviço para pavimentação de um trecho da rua Uberaba. O ato ocorreu nessa Unidade, localizada na rua Uberaba, 829.
Participaram da solenidade o prefeito André Moser; vice-prefeito Zelir Nezi; secretários municipais; vereadores; servidores públicos; representante do Conselho Municipal de Saúde; moradores do bairro e familiares de Adriana Juceli Cattoni.O prefeito André Moser comemora as conquistas. "
Temos o compromisso de valorizar todos os bairros, em especial os mais distantes do centro. Estamos cumprido por meio de melhorias na mobilidade urbana e ampliação do atendimento à saúde. São diversas ações na Mulde para valorizar quem mora ali", enfatiza.
Para Adriane Ferrari, secretária de Saúde, o apoio que a gestão vem dando à saúde pública de Indaial foi de fundamental importância para que esta unidade de saúde fosse aberta.
"Sabemos que os recursos oriundos dos governos federal e estadual são insuficientes para manter uma unidade de saúde, portanto a necessidade do município investir e priorizar a saúde. Quanto ao nome escolhido trata-se de uma singela homenagem da equipe da Secretaria a uma pessoa iluminada, humilde, meiga, educada e com um coração enorme que tivemos o imenso prazer de conhecer", comenta.
A unidade foi denominada como "Adriana Juceli Cattoni" em homenagem a essa servidora pública que faleceu no dia 21 de junho de 2016, em um trágico acidente de trânsito, que também tirou a vida de seu esposo, Everton Kreutzfeld.
Adriana tomou posse no cargo de auxiliar administrativa em abril de 2013, lotada na Secretaria de Saúde, onde desenvolveu suas atividades no setor de Agendamento de Consultas e Exames e de Tratamento Fora do Município (TFD).
A unidade do bairro Mulde, que antes funcionava como uma unidade-satélite, agora passará a contar com uma Estratégia de Saúde da Família (ESF). Com isso, será ampliada a capacidade dos atendimentos para além de consultas médicas até então ofertadas.
Os serviços oferecidos dentro de uma ESF englobam ações de prevenção e tratamento relacionadas à saúde da mulher, criança, saúde mental, planejamento familiar, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
Também, dentro da unidade, o cidadão terá acesso a curativos, inalações, coleta de exames, recebimento de medicação básica e, quando necessário, encaminhamento para atendimentos com especialistas. A média de atendimento mensal estimado será de 1.200.
A partir do dia 8 de outubro inicia o atendimento no novo espaço para a comunidade. A unidade funcionará de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Quanto à parte estrutural, a nova unidade tem aproximadamente 150 m², com área específica para pré-consulta; consultórios médico e de enfermagem; farmácia; banheiros feminino e masculino; banheiros para servidores; sala de reunião/ACS (Agentes Comunitários de Saúde); expurgo (onde se destina o material sujo utilizado em procedimentos); esterilização; sala de procedimentos; recepção; sala de espera; copa; almoxarifado e depósito de material de limpeza.
Na rua Uberaba serão pavimentados 428 metros, a partir do nº 758. A reurbanização da via contempla os serviços de terraplanagem, drenagem de águas pluviais, rede de abastecimento de água, pavimentação asfáltica, sinalização viária e passeios com acessibilidade.
A via está contempla no Programa Mãos à Obra, o maior conjunto de obras e investimentos para a mobilidade da história de Indaial. Os recursos para a sua execução - R$974.340,10 - são provenientes de um financiamento por meio do Programa Avançar Cidades - Mobilidade Urbana, do governo federal.




Fonte: Imprensa de Indaial | Foto: Divulgação