Circuito Vale Viver oportuniza dia de lazer e opção da comunidade prestigiar produtores locais.
O domingo do dia 5 de agosto amanheceu frio, mas nem a baixa temperatura – típica desta época do ano – intimidou cerca de 300 ciclistas em Rio do Sul.
Afinal, esta foi a média de participantes no Circuito Vale Viver – rota Bela Aliança. A proposta é definir um circuito de quatro percursos para fomentar o cicloturismo rio-sulense, além de ser uma oportunidade de reforçar a divulgação do empresariado e agricultores locais. A ação, até então inédita, foi criada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
O ponto de partida foi o parque Harry Hobus e somou 30,6 km. “Esta foi a primeira rota, resultado de um alinhamento que foi definido ainda em 2017, quando tivemos a oportunidade de nos reunir com empresários do segmento de bicicletarias e também proprietários e agricultores do ramo alimentício da região”, recorda o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Fiamoncini.
A Sedec providenciou carro de apoio e jabiraca para transportar familiares dos ciclistas. Houve apoio da Secretaria Municipal de Saúde com fornecimento de ambulância. Além da presença da guarda municipal para preservar a segurança dos participantes.
Fiamoncini assegura que “o saldo nos deixa com a sensação de dever cumprido. Percebemos a presença de muitas famílias e ficou notório que o cicloturismo é, realmente, muito prestigiado em nossa região. É nosso papel, enquanto Poder Público, fomentar esse tipo de iniciativa e, com isso, aliar lazer, prestigiar trabalhadores da nossa região e assim estimular o desenvolvimento econômico”.
Produtores locais
O desfecho da atividade recreativa se deu na Cachoeira da Magia. Os presentes foram recepcionados com música ao vivo e café colonial (opcional) a cargo do laticínio Queijos Bela Aliança. No local havia, também, estandes de empresários dos ramos de cachaçaria, chocolateria, pesque e pague, dentre outros.
“Friso que esta é uma das primeiras rotas de cicloturismo do Alto Vale. Ainda iremos organizar mais três trajetos. O segundo percurso será definido em reunião feita com empresários do ramo e ciclistas, mas ainda sem previsão”, pontua o prefeito José Thomé.
O Circuito Vale Viver foi prestigiado por ciclistas de outras cidades, como: Presidente Nereu, Rio do Campo, Presidente Getúlio, Lontras, Rio do Oeste, dentre outras. “Cabe, agora, aos empresários do ramo dar continuidade para que ações dessa natureza perdurem”, defende o secretário.
Fonte: Mário Dáud/Departamento de Comunicação | Foto: Divulgação