Levantamento feito pela Rede Cidade Digital (RCD), com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que quase 80% dos municípios da região do Médio Vale do Itajaí possuem propostas voltadas à tecnologia aplicada na gestão pública.
As informações, reunidas através de uma pesquisa acerca dos prefeitos eleitos na gestão 2016-2020, indica que a Segurança é a área mais lembrada para receber inovações, com 37% do total.
A consulta mostra que a principal preocupação nos municípios é a instalação de câmeras de vídeo-monitoramento.
Assim como a ampliação dos sistemas nas cidades, dando maior segurança aos munícipes.
Brusque, que sedia no próximo dia 16 de agosto, o II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí para fomentar o desenvolvimento regional através da inovação, é exemplo de uso de tecnologia na segurança.
O prefeito Jonas Oscar Paegle tem a meta de aumentar a abrangência dos equipamentos, com foco na cobertura dos bairros.
Educação, inclusão digital e saúde também tiveram atenção dos prefeitos na implantação de ferramentas digitais, com 11% cada.
Os prefeitos de Gaspar, Kleber Edson Wan-Dall, e de Indaial, André Luiz Moser, lideram o ranking de modernização.
Em relação à saúde, Moser propôs a implantação do “Prontuário Único de Saúde”, para integrar as ferramentas informatizadas de apoio à gestão, que facilite a marcação de consultas e identificação com maior rapidez dos diagnósticos.
O prefeito de Indaial também incluiu propostas voltadas à segurança, iluminação pública e informatização.
Na avaliação do diretor da RCD, José Marinho, o levantamento reflete a necessidade de implantação das cidades digitais e inteligentes para maior eficiência de gestão:
“Não existe outro caminho para aprimorar a máquina pública e melhorar a vida das pessoas se não pela tecnologia. São diversas as possibilidades que as Tecnologias da Informação e Comunicação oferecem no contexto de desenvolvimento socioeconômico, além dos ganhos em arrecadação, redução de custos e melhor comunicação com a população”.
Fórum
Os temas serão abordados no II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, que reunirá prefeitos e gestores públicos no próximo dia 16, na Unifebe, em Brusque.
O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Brusque, visa, de acordo com o diretor da RCD, contribuir com planejamento municipal no setor:
“Promove a interação entre os gestores públicos e leva informação sobre iniciativas, modelos, políticas públicas e soluções de mercado”.
O evento tem o patrocínio da 1Doc, Inovadora Sistemas e Armazém Datacenter, Toccato Tecnologia.
Fonte: Jornal de Blumenau | Foto: Divulgação