A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Timbó confirmou, no início desta semana, dois casos de Influenza.
O diagnóstico foi feito no Hospital e Maternidade Oase, sendo uma pessoa moradora de Rodeio, portadora de diabetes, e uma criança residente em Timbó.
A confirmação alerta sobre a importância da vacinação contra a doença, que está em sua reta final, encerrando-se nesta sexta-feira.
"Influenza é gripe, qualquer pessoa pode pegar. A diferença é que aquelas que fazem parte dos grupos prioritários têm mais chances de ter um agravamento da doença", explicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Timbó, Sabrina Grassi.
Apesar do agravamento, os pacientes passaram por tratamento adequado e estão em situação estável.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza segue em todas as Unidades de Saúde de Timbó até o dia 08, sexta-feira. De acordo com Sabrina, a confirmação dos dois casos reacende a importância da imunização gratuita àqueles que fazem parte dos grupos prioritários.
"Quem tem direito de receber a vacina gratuita pelo SUS deve aproveitar a oportunidade, porque ao se imunizar, está protegendo também os outros que não tem direito à vacina, afinal o vírus irá circular menos", alertou a enfermeira.
Fazem parte dos grupos de risco as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, trabalhadores de Saúde, população indígena, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós parto, professores e portadores de doenças crônicas e condições especiais.
Se você faz parte de algum destes grupos, procure a Unidade de Saúde mais próxima com sua caderneta de vacinação e proteja-se contra a Influenza!
Fonte: Prefeitura de Timbó/Daiane de Souza | Foto: Divulgação