Em dezembro de 2016, Marcelo Camelo divulgou em redes sociais o registro de Noite, música gravada pelo artista carioca com o tio Luís Otávio, cantor, compositor e violonista. Noite faz parte de Acalanto, livro–disco lançado de forma independente neste ano de 2017. Acalanto é projeto de Ana Camelo (vista com Luís Otávio na foto de Aline Macedo), mãe de Marcelo. O livro–disco expõe os tons das telas e dos poemas da artista, tanto os musicados por Luís Otávio para o CD encartado no livro como os que nunca ganharam melodias.
Pintora de arte naif que somente se assumiu artista plástica em 2000, perto dos 50 anos, como conta o filho Thiago Camelo (também compositor letrista, parceiro do irmão Marcelo e de Momo) em texto reproduzido no livro–disco, Ana apresenta em Acalanto 12 poemas que viraram música e CD com toques familiares. Além de interpretar Noite com Luís Otávio e de ter produzido o disco, Marcelo Camelo toca praticamente todos os instrumentos – guitarra, baixo, clarinete, vibrafone, bateria e percussão – ouvidos nas 12 músicas.
A exceção é o violoncelo tocado por Hugo Fernandes em Depois do beijo (único poema assinado por Ana com Luís Otávio), Lamento (faixa que tem as cores vivas da voz de Thaís Howat) e Um lugar.
Ana solta a voz na música-título Acalanto. Nora de Ana, Mallu Magalhães é a intérprete desenvolta do samba Atraente. Aliás, o repertório do CD é composto por sambas, canções e baiões de tons pastéis como Às claras, Gosto e Jardim. Gravado na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em setembro de 2015, Acalanto foi finalizado em 2016 em Lisboa, Portugal, onde vive Marcelo Camelo.
"Acalanto é um registro do universo criativo e artístico de minha mãe", conceitua com propriedade Thiago Camelo. No livro–disco, estão expostos 23 pinturas de Ana Camelo, os 12 poemas musicados (cujas letras estão reproduzidas em páginas coloridas) e outros poemas ainda à espera de notas musicais (lidos em páginas brancas como a capa). Editado com esmero e com afetos, o livro–disco Acalanto reforça os laços artísticos (sobretudo os musicais) da afinada família Camelo.
Fonte: Portal G1 - Foto: Divulgação